Manutenção corretiva e preventiva de geradores
Manutenção corretiva e preventiva de geradores
Empresas, condomínios, comércios, hospitais, shoppings, entre outros espaços que dependem do bom funcionamento de geradores de energia, necessitam da manutenção desses dispositivos evitando panes e fazendo com que a energia esteja sempre disponível. Essa manutenção, que pode ser preventiva ou corretiva, realizada por profissional capacitado e com peças originais, garante que a vida útil do gerador seja a melhor possível e tem como objetivos verificar o seu correto funcionamento e atestar a sua qualidade.
O que é a manutenção preventiva e corretiva?
A manutenção preventiva ocorre antes mesmo que um problema operacional seja apresentado, como uma forma de evitar que defeitos potenciais apareçam e forcem o equipamento a ficar parado.
Levando em consideração que qualquer equipamento que seja usado eventualmente pode apresentar um defeito ao ser ligado e os que funcionam de modo contínuo podem apresentar desgastes por causa do tempo, esse tipo de manutenção é indispensável para antecipar falhas e avaliar o equipamento. Mensais, semestrais e anuais são os períodos estabelecidos para a realização dessa manutenção e trata-se de uma medida de baixo custo já que evita a reposição do maquinário.
A manutenção corretiva tem como foco corrigir o que não está funcionando corretamente no gerador, realizada quando é identificada alguma falha ou quebra de peça no equipamento, por exemplo, e trata-se de um processo de custo elevado em comparação à manutenção preventiva.
Os principais procedimentos que são feitos durante essa manutenção são:
- Reparos e trocas de peças ou outros elementos que compõem partes do sistema do gerador;
- Análises para a detecção de inconformidades no sistema elétrico;
- Elaboração de um relatório que mostre quais reparos foram feitos no gerador e quais os motivos do problema.
Vantagens da Manutenção preventiva e corretiva
Na manutenção preventiva e corretiva é possível obter vantagens:
- Evita-se principais falhas que possam comprometer o funcionamento do gerador;
- Garante a vida útil do dispositivo;
- Se for preventiva, tem custo-benefício elevado, considerando que os custos de correção são significativos;
- Realizada periodicamente, as chances do equipamento necessitar de manutenção corretiva são baixas.
Além de corrigir problemas detectados no equipamento, a empresa responsável pela manutenção do gerador deve observar:
- O estado de conservação dos dispositivos internos e externos;
- A velocidade de resposta para o fornecimento de energia;
- O motor e o tanque de combustível.
Assim como realizar o treinamento e a orientação para colaboradores que frequentemente operam o sistema a fim de reduzir possíveis falhas na operação e também a elaboração de relatório com os reparos feitos.
A New Energy Grupos Geradores, juntamente ao seu time de profissionais altamente capacitados, oferece manutenção preventiva e corretiva com rapidez e alta qualidade, características que fazem parte da nossa essência.